Apresentação

*

Bem, tentado o pragmatismo que de burocracia está o inferno cheio, apresento-me. Sou jovem. Do Porto. Com todos os sonhos do mundo e toda a esperança do mundo. Aquela esperança fluída das casas do Niemeyer (*Casa das Canoas - imagem). Aquela esperança que se cola nas janelas após a chuva caída e apaziguadora e dança feito Bossa Nova no nosso âmago. Assim sou eu, mais alto do que baixo, mais magro do que gordo, mais culto do que esperto, mais alegre do que triste. Perseverante,  apaixonado, vertical.

Vamos a factos, o porquê e o sobre quê misturam-se. Criar um blog para falar dos meus eus, numa miscelânea caleidoscópica. Ora, dois a três pontos que servem de nota introdutória e apresentação:

        1)     Gay português do porto, muito pouco familiarizado com o que é ser gay português do porto ou de outra parte qualquer;
          2)      Estudante de Medicina faminto;
          3)      Esteta amador;
          4)      Prosador vagamente sofrível.
          5)      Tudo o quanto me define em partes maiores que estas.

Começa então uma jornada que não ser quer longa nem curta, que se quer barco navegando rumo a coisa nenhuma.


Olá!

19 comentários:

  1. Ei, bloggers do Porto são coisa rara! Ainda me lembro quando me queixava de ser o único. Um brinde a ti!

    Escreves bem, espero que o curso de Medicina, com os seus exames de escolha múltipla, não te façam perder isso. Mas que também não se perca a avidez pela Medicina como vai acontecendo comigo, ou tornar-se-ão insuportáveis as horas de estudo.

    Bem-vindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O curso de medicina tem a poesia do banal, do anatómico. Vou escrever um texto sobre isso, minto, es´ta escrito, vou publicar depois. Mas... a minha qualidade de escrita diminui, porque so faço escolhas múltiplas e não faço resumos para estudar, mal já sei pegar numa caneta. Sou uma máquina de decorar e compreender. Bem, tu tens um blog? não o consegui encontrar... o.O

      Eliminar
    2. Desde que tive anatomia, nunca mais olhei da mesma forma para um esternocleidomastoideu (na verdade, nem sabia que esse era o nome dele) nem para as inserções costais alternantes do oblíquo externo com as do serrado anterior. A anatomia é fascinante. O corpo humano é belo.
      [Será que é por causa da anatomia que sou gay? A verdade é que só pela altura da entrada na faculdade é que me despertou o interesse pelo outro]

      Mantive um blogue por quase 2 anos mas em Março do ano passado encerrei-lhe as portas. Como não o queria deixar ao abandono, tornei-o privado, de modo que agora só eu consigo aceder. Ainda lá vou de vez em quando para me reencontrar. Talvez um dia regresse, quando me voltarem as palavras. Ainda que continue a fazer resumos, as ideias secaram dentro de mim.

      Por acaso seremos colegas?

      Eliminar
    3. O ECM é um músculo muito sensual, se me permites. Com uma vivência colectiva grande no imaginário médico, por causa daquele filme com o Vasco Santana. Tive, até, uma situação engraçada com uma amiga estrangeira, mas que estuda med comigo e ela não percebia o zumzum com aquele músculo. ehehe. Rapaz, desculpa desenganar-te mas não me parece que anatomia te tenha feito gay xd Até porque a anatomia feminina em uma beleza, uma estética muito mais "natural". Aquelas formas puras, ondas delirantes, harmoniosas. Mesmo assim prefiro a robustez de um peito masculino.
      Há probabilidade de sermos colegas.... ;) - não sei
      Bem, devias voltar a escrever, eu incentivo-te, dou-te um repto. Vou escrever sobre o Porto a seguir, a minha cidade. Não queres também fazer um texto sobre isso? Começava aqui um movimento... ehehe
      As palavras fogem-me muito, a minha escrita está perra, desajustada, manca de uma perna. Mas escrevo para não me esquecer de escrever.

      Abraço ;)

      Eliminar
    4. O corpo feminino é bonito, gracioso, mas a miologia é mais interessante no corpo masculino. Uma linha alba, uns gastrocnémios e uns deltóides não são a mesma coisa num homem e numa mulher,

      https://38.media.tumblr.com/tumblr_mcvi4mFlOY1qh10n6o1_500.png

      http://3.bp.blogspot.com/-9rEKlXx8N6k/TvXSF4Vb7hI/AAAAAAAACrU/USySBTCxlVM/s1600/koi+VENUS+Fernando+Vicente.jpg (o Fernando Vicente tem desenhos espectaculares de anatomia)

      Terei de passar o teu desafio, ainda não me sinto capaz de escrever. Por enquanto continuarei a fazê-lo no meu caderno-diário, numa conversa comigo mesmo.

      Abraço :)

      Eliminar
    5. Concordo com aquela imagem do tumblr. Realmente aquela é a parte mais sensual de um homem, quando bem trabalhada, isso é o pescoço. Bem, gostei do Fernando Vicente, mas gosto mais do da Vinci (houve uma exposição muito bonita sobre ele em Edimburgo- se nao me engano- e há também um documentário da BBC interessante: https://www.youtube.com/watch?v=veK1Ge5LAtU ( o apresentador é extraordinário). Adorava decorar uma biblioteca com páginas de um tratado de anatomia do seculo XVI, seria divinal.

      Bem, eu também guardo os meus contos e poemas no fundo de uma PEN * a moderna arca do Pessoa. Isto são banalidades que se escrevem de um trago. Devias fazer o mesmo. Quando assim o decidires eu serei leitor.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Pescoços, sim, são bem atraentes. Também gosto muito de tornozelos e calcanhares de Aquiles. Mas talvez vote nas indentações do serrado anterior com o oblíquo externo. http://38.media.tumblr.com/tumblr_m3t9xaoc391qjlaa7o1_500.jpg Dá tanta vontade de as percorrer com o dedo!...
    Verei o vídeo quando tiver tempo. E menos sono do que neste momento.
    Um dia gostava de comprar um Gray com os desenhos originais da primeiríssima edição. E de ter um dos quadros do Fernando Vicente na minha sala de estar!

    Eu escapava-me do desencanto pela realidade nos meus textos, até que percebi que entrava num ciclo vicioso de aumento do desânimo e descontentamento pela vida palpável à minha volta e fuga no sonho. Parei então de escrever, e agora sinto-me bloqueado, absorvido pela vulgaridade que reina nos dias de hoje...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu vou ser o tipo que vai aos leilões dessas coisas. Ahah pouca gente tem esses músculos tão definidos, o Ronaldo tem, mais naaaaaaaaa, ele é horroroso. Tens de ter cuidado, não te podes deixar levar pela escrita, ela é um opio mais barato. :) Apaixona-te pela vida, dentro dos possíveis. Ou, apaixona-te pelo sonho possível, dentro de pouco tempo, por pior que seja a situaçao atual, viverás por ti proprio, na cidade que pretenderes, exercendo medicina, que tu escolheste. Estarás vivendo o sonho, apenas de ti isso depende :)

      Eliminar
    2. Os nadadores têm! E eu estou a trabalhar para os ter e às vezes até estão assim assim xD
      Sim, escolhi Medicina, mas talvez não o fizesse agora... Mas isso já são outras histórias que não levam a lado algum. Enfim.
      Abraço!

      Eliminar
    3. Med é pesado. Tiramo-nos muita da vida. Existem até estudos que sobre a "med depression". Não tens tempo para namorar (não é que eu o faça, mas pronto), fazer muito exercício, ler. Acontece-me algo interessante, quando acabam os exames e fico de repente com dias longos para mim, parece que o mundo funciona a uma velocidade diferente. De tanto quer aproveitar as férias, às vezes fico mais tempo a organizar as coisas do que a faze-las. Síndrome do estudante de medicina

      Eliminar
    4. "Qualidade de vida do estudante de medicina" será a minha tese de mestrado!
      Sim, o curso rouba-nos muito da vida, se bem que depende do ano em que se está - o 3º é de morte, neste consegui conciliar estudos e algumas actividades extra-curriculares. Mas já nem é só nisso que penso quando digo que se soubesse o que sei agora talvez não tivesse vindo para Medicina. No 12º ano não tinha maturidade para tomar uma decisão que iria influenciar toda a minha vida a partir de então, o que em parte penso ser compreensível dado que por essa mesma altura ainda tinha de pedir autorização para ir ao quarto-de-banho durante uma aula. Nunca me tinha passado pela cabeça que assim que tomasse uma decisão me impossibilitaria de viver determinadas vidas, e há várias que eu gostava de ter!... (e quando descubro uma nova, ainda que possa desfrutar um pouco dela, há sempre uma certa frustração que me acompanha por saber que nunca poderei investir tanto nela como gostaria).

      [agora que penso, se calhar não embirro com Medicina, mas antes com a vida. a irreversibilidade do tempo e só podermos ter uma vida impões demasiados limites. a vida perde um pouco de piada]

      Eliminar
    5. Olá K., mas repara, não podes confundir irreversibilidade com fatalidade. Se, neste momento da minha vida e até ao resto dela nunca poderei ser um atleta olimpico de nataçao, posso facilmente ser outra que não médico, ou mesmo outra coisa para além de médico. Quem te impede daqui a uns anos de publicares um livro e tornares-te o lobo antunes, ou de te filiares na politica e acabares o Jorge Sampaio (que estudou medicina numa das 10 melhores faculdades do mundo), ou mesmo de abrires um restaurante? O curso não é para a vida, o curso é uma "machadinha" profissional que serve para o teu currículo, tanto quanto falar alemão, ou teres sido director da ANEM. Só acabarás num hospital se quiseres. Mesmo dentro da área médica, podes ir para farmaceuticas, para o ministério da saúde, para a OMS, etc. A questão está em perceber o que é irreversível e o que é dificil e para o que é dificil estamos cá nós, haja vontade.

      Eliminar
  4. Tem piada que tenhas dado o exemplo do nadador olímpico. O ano passado, quando estava a ver o Campeonato Mundial dos Desportos Aquáticos, e assisti às vitórias da Katie Ledecky, bem que tive gana de ser nadador. Agora já estou cansado de contar azulejos da piscina.
    O curso ocupa grande parte do meu dia e ainda que eu faça outras actividades, o investimento em cada uma delas não é igual e não tem em conta aquilo de que gosto mais. O curso é a prioridade, mas não é ele que me alegra os dias. Se soubesse o que sei agora, teria feito as coisas de forma diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser da FMUP xd Eu o máximo que quis ser a nível desportivo foi cavaleiro profissional. (não resultou) Eu não trocaria medicina por outro curso português, mas era bem capaz de troca-lo por História da Arte em Oxford ou Arquitectura em Cambrigde . Gosto de remo, adoro aquela equipa que anda de um lado para o outro no douro.

      Eliminar
  5. Achas que sou da FMUP por dizer que o curso ocupa grande parte do meu dia? Não sou, mas a verdade é que passo no mínimo metade do tempo que estou acordado em aulas ou a ir para a faculdade. Talvez me atrevesse a trocar a medicina por algum curso ligado às letras (línguas, literaturas e culturas? pelo menos o nome é pomposo), ou a não ingressar em curso algum e optar antes por formações livres quando me apetecesse. Não me importava também de ir para Oxford ou Cambridge ou uma outra dessas grandes universidades. Tudo lá parece fantástico - a qualidade do ensino, o campus, as tradições. Remo é fixe, experimenta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei remo, adorei! Aahah tb nao sou da FMUP, mas gosto do facto de ser uma instituição, talvez seja o mais próximo que tenhamos de um curso de Harvard em Portugal e mesmo assim... Tem um certo charme tirar filosofia na Sorbonne, caso não te venha à cabeça o José Sócrates. É interessante que em Portugal os políticos ressuscitam com um facilidade. O Paulo Portas então...ele de cada vez que renasce das cinzas vem com uma cara de pau mais aprofundada e um bronzeado mais trabalhado xd Ou o Cavaco Silva que olha para a crise portuguesa ocmo não tivesse sido primeiro ministro durante dois mandato que coincidiram com as maiores vindas de dinheiro europeu. Eu passo muitas mais do que metade do meu dia associado a faculdade... Entre deslocações, estudo e aulas lá se vão os meus dias todos.

      Eliminar
  6. Também já experimentei remo e partilho da tua impressão! Não me importava de ter continuado mas certas circunstâncias fizeram com que isso não acontecesse, o que resultou na descoberta de outra actividade que também adorei. Isto até vem no seguimento da conversa - a influência das nossas decisões e as vidas que não vivemos à custa de vivermos outras. Desta vez até acho que correu bem para mim, pelo menos estou satisfeito.
    Também não és FMUPiano? Ainda havemos de saber que somos mesmo colegas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou FMUPinano mas tb acredito que não somos colegas, ou pelo menos do mesmo ano. O desporto, principalmente o de resistência, é otimo para nos disciplinar a mente e corpo. O meu problema é que não se tornou um hábito, daqueles hábitos indispensáveis no nosso quotidiano como lavar os dentes, ou almoçar...e como não tenho tendência nenhuma a engordar acabo por nao fazer regularmente porque estou bem com o meu corpo, esteticamente. Estou motivado a mudar isso. Contudo.... não gosto de ginásios, cheios de gajos inchados a olharem para mim...nem desportos de equipa, já que implicam alguma fidelização e criaçao de um ritmo não individual... Gosto de correr, mas de inverno chove e faz frio. Ando há procura do desporto ideal. Fiz equitaçao e karaté, gostei imenso de ambos. (Verifica o teu email...)

      Eliminar