Ser português

*

Nós somos gente baixinha e trigueirinha, que vive em meia dúzia de casas atarracadas e caiadas, entre as serras e o mar, e cuja bondade é de letra inferior e tão rara, tão perfumada e tão fisiológica como o florir dos jacarandás no calcário bicolor de Lisboa. A fatalidade de um milagre:

Cada português tem dentro de si algo de profundamente bom e camarada. Humano, útil. Não daquele humanismo estudado, filosófico e apático, como nas ilustrações do livro da catequese, com mulheres tão virginais e putas, como as freiras nos conventos de Saramago. Não, terrivelmente não. Somos afáveis por natureza, pela filigrana da história, sem inutilidades salazaristas de sopa dos pobres, sem letras maiúsculas no âmago. Sem o Bem, sem a Bondade. São tão moles estes conceitos, tão dúbios e tão pouco nutritivos para estômagos mais famintos de pão do que de ideal. Fujamos do Bem pela estrada da serventia. Fujamos, pela estrada que dá a água de graça, a cadeira e a conversa farta ao cansado do corpo e do espírito. Esse é o rumo. Porém, reparem, não temos uma alma superior, que fique claro. Não estou a colorir de verde e vermelho o paraíso que cá não há, mal de mim se assim me fiz entender. Não. O que existe é uma total fatalidade. O português não é bom por filiação, por pensamento; o português é bom, porque lhe está no fado ou no malhão, ou no vira, ser bom. A pele nasce-lhe trigueira, os olhos escuros, agradáveis e a atitude próxima, amiga.                

Isto é uma coisa muito minha, mas não acredito nos grandes delineamentos, quando falo do português. Não fomos à Índia porque somos corajosos; ando há anos a tentar perceber de onde veio essa tolice. Possivelmente do romantismo oitocentista importado em caixotes da sinuosa Europa que sempre nos ficou curta nas mangas e grande nas pernas. Nós fomos à Índia por causal loucura da rede que o destino atirou ao mar.

(Oh Zé, metemo-nos num barco e vamos.
Arranja-se meia dúzia de pipas e vamos.)

 Reparem, um alemão acharia isto perfeitamente idiota. E é. O caminho era mais longo, o mar mais incerto que a terra e quem pensaria que chegaria seja o que for ao porto de onde partiu, entre tempestades e Deuses assanhados, uma carrada de homens metidos numa jangada mal servida de protecção e rumo. Que mente pensante se mete em tempos de dificuldade a comercializar com o desconhecido, onde não se sabe onde fica, o que tem e se o quer vender. Correu bem, positivamente. Mas, reforço, o meu ponto aqui é o da fatalidade. A fatalidade do trabalho. O português é um homem de trabalho, como há poucos, mas do trabalho mal organizado, sem orientação, sem a ideia. Quem se põe a cavar a rocha do Douro e espera ter aquela pureza de vinho, aquele aroma, aquele encanto? Um doido, um doido que se deita ao mar e lhe saca as especiarias todas, os ouros todos. Se me permitem, para acabar o texto que já vai longo, o português é um tipo de sorte, a sorte que protege o doido, o Deus que protege o doido, que é desgraçado e não sabe para onde vai. O Deus que se revê no doido ao criar este mundo.

*Jacarandás na Primavera lisboeta

Sem comentários:

Enviar um comentário